sexta-feira, 18 de junho de 2010

estamos sem autor de 'o ensaio sobre a cegueira'...


As Remilgadas também lamentam a morte,do escritor José Saramago, primeiro Prêmio Nobel português, que morreu nesta sexta-feira, em sua casa, aos 87 anos.
A causa da morte publicada pela família foi 'múltipla falha orgânica após prolongada doença'.
Assim como nós,ele também tinha um blog (mesmo acreditando que esta ferramenta ‘faria as pessoas escreverem pior’):O Outros Cadernos.
Ano passado, ele avisou aos leitores que daria um tempo a suas atividades de blogueiro para se dedicar a produção de um novo livro.
"Se alguma vez sentir necessidade de comentar ou opinar sobre algo, virei bater à porta do Caderno", escreveu.Hoje,no dia de sua morte,o texto do blog é o "Pensar, pensar", uma pequena reflexão do autor sobre a sociedade atual.
- "Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma".

Vale muito a pena conferir algumas frases célebres do autor:

Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar.

Se tens um coração de ferro, bom proveito.
O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia.

Não tenhamos pressa,
mas não percamos tempo. Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos. Cada dia traz sua alegria e sua pena, e também sua lição proveitosa

2 comentários:

  1. Estamos digerindo a notícia ainda, mas acredito que a perda foi física e muito pequena. A gradiosidade do autor e toda a sua obra continuarão para nós e para muitas e muitas gerações futuras.


    Um abraçO, @remilgadas!

    ResponderExcluir
  2. Sim,ainda que recente esta notícia nos causa muita consternação tb...engraçado pq a imagem que me fica é dele CHEIO de vida.brincando,é assim que vou guardá-lo....'A gradiosidade do autor e toda a sua obra continuarão para nós e para muitas e muitas gerações futuras. 'FATO...
    Um abraço meu Caro! S2

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails