sábado, 29 de janeiro de 2011

Universo da Música – Corinne Bailey Rae


A pedido da Naná e da Suh, aqui estamos mais uma vez e dessa vez com a Corinne Bailey Rae. Talvez muitos não saibam, mas eu sou um aficionado por música. Seja ela nas mais diversas línguas e dos lugares mais diferentes possíveis, depois prometo fazer um post como algo do tipo: “Dez músicas remilgadas que você não ouviu!” E um ritmo que me cativa muito é o Blues, a improvisação dos negros americanos. Se você adicionar uma dose de Jazz, com os sentimentos do R&B vocês terão a Soul Music, que em tradução literal seria a Música da Alma, surgiu nos EUA principalmente na região sul por volta da década de 50, hoje em dia temos diversos artistas de Soul, Mary J. Blide, Lauryn Hill e claro a nossa diva, Joss Stone entre outros. O Soul se popularizou não só nos EUA, mas também na Inglaterra. E é de lá que vem a nossa representante de hoje: Corinne Bailey Rae.

Começou a cantar desde muito cedo, e ao trabalhar num clube de Jazz se encantou com a Soul music e começou a produzir. Gravou o seu primeiro CD em 2006. Aqui no Brasil muitos acharam que ela seria a artista de uma música só. Put your Records On que emplacou como tema da novela Páginas da Vida. Talvez aqui o sucesso tenha sido de uma música só, mas nos EUA e, principalmente, na Inglaterra ela estourou. Chegou até a ganhar Grammy com Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo e como Álbum do Ano. Uma curiosidade sobre a vida dela, ela se casou com um saxofonista quando tinha 22 anos. Imagine que casal esses dois não formavam, hein? Ela com essa voz suprema e um Sax no fundo. (vontade de ouvir Kenny G =P). Porém em 2008, Jason, seu esposo, foi encontrado morto por overdose de álcool. O que abalou muito nossa querida Corinne e só voltou a trabalhar em 2010. Com o álbum The Sea. Com esse álbum ela partiu para uma turnê mundial e inclusive veio ao Brasil em novembro de 2010, se apresentou no Rio e em São Paulo (pra variar, né?).
Capa do EP - The Love EP
Atualmente ela está fazendo uma turnê pela Ásia, se apresentando em lugares como Jakarta, Osaka, Tokyo.
E para 2011 já começou com um novo EP intitulado The Love EP. Previsto para ser lançado em 14 de Fevereiro. Já divulgou uma música que ficou excelente. I wanna be your lover (Não tem nada a ver com a música das Spicegirls, ok? rsrs) vamos esperar para ver o EP completo, as musicas serão covers de outros artistas, como Bob Marley, Paul McCartney, Doris Day, entre outros. Em entrevista realizada quando veio ao Brasil ela declara seu amor pelos covers:
“Eu gosto de covers, gosto de ver arranjos diferentes e de leituras novas. Todas as músicas para o álbum que escolhi têm um sentido especial para mim. ‘My love’, do Paul McCartney,escutei durante um prêmio que ele recebeu na Casa Branca. Uma orquestra de cordas a tocou e a melodia era tão linda... Depois vi ele lá com Stevie Wonder e a amizade deles é tão bonita que, no outro dia, eu não tirava a música da cabeça, pensando em como seria o máximo se ela ganhasse a influência harmônica do Stevie”.




Para entrar em contato com a Corinne:

Música para: Relaxar; cantar; namorar; viajar.

Enquanto escrevia esse post ouvi: Put your records on, Like a Star, Paris Nights New York mornings, Closer, Butterfly, Call me when you get this (recomendadíssima), Are you here, I’d like to.

Quem vocês gostariam de ver aqui na coluna Universo da Música? Coloquem o nome do artista nos comentários!!!

Até a próxima,
Fernando Carvalho

2 comentários:

  1. Belo texto, linda cantora, ótima música!!!
    Parabéns Fê!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pirei com esse post!!!!!!!!!!! Sensacional, eu ADORO ouvir a Corinne! A musica dela é tão.... relaxante/alegre/romântica/etc...

    Muito obrigada por esse post Fê!
    Show de bola!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails