quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ser brasiliense...

Remilgad@s querid@s,

Sabemos que a maioria dos visitantes do nosso blog são de Brasília, mas também sabemos que temos muitos visitantes por todo o Brasil e por mais 13 países! (Uau! Tô orgulhosa !!!) Por isso mesmo resolvi desabafar/contar sobre a vida na capital do Brasil!

Devo dizer que é uma experiência de vida sem igual. Pq??



Dois Candangos/Guerreiros.

Dizem que em Bsb existem 3 pessoas: eu, você e alguém que a gente conhece. De fato é assim. O orkut SEMPRE nos revela que nossos amigos são também amigos de outros amigos. A gente sempre esbarra com um rosto familiar por onde quer que andemos. Mas o que nos deixa um pouco irritados é quando alguém nos dá uma carta, pedindo para entregar pro presidente. GALERA, nós não somos vizinhos do Lula, e na verdade eu nunca o vi pessoalmente....
O Buritinga, antiga cede do GDF é praticamente na esquina da minha casa, e ainda assim eu nunca vi o Arruda por minhas bandas, mas já enconrei ele num churrascão no Lago Sul.... pq será? .

Na maioria das vezes, quando falamos "Eu moro em Brasília", queremos dizer que moramos no DF, pq de fato o DF tem cerca de 30 Regiões Administrativas (vulgo Cidades Satélites). Quando vemos no mapa, parece bem pequeno, né? E é mesmo, o DF é o menor território autônomo do Brasil. Equivale a 26% da área do menor estado brasileiro, Sergipe. Mas é que essas cidades são "muito bem distribuídas" graças aos nosso "exemplares" governantes que permitem e/ou incentivam todo tipo de invasão, distribuindo lotes irregulares em lugares que simplesmente não têm condições de ser habitados....

Agora imaginem o caos que vivemos TODOS OS DIAS: praticamente metade das pessoas que vivem nas RA vão estudar/ trabalhar/ "se divertir" em Brasília.... Todos os caminhos levam à BsB! Enfrentamos engarrafamentos medonhos e transportes públicos péssimos e mal administrados TODOS OS DIAS!


Brasília enfrenta 60km de engarrafamento diariamente.


Eu, por exemplo, dirijo aproximadamente 30km para ir para a faculdade e mais 30km para voltar para casa e passo quase sem perceber por um monte de cidades que vão se unindo umas às outras (a gente nem sabe onde começa nem onde termina a cidade). Dependendo do caminho que eu escolher eu saio de Taguatinga e posso passar pela Vicente Pires, pelo SIA, Cidade Estrutural, Guará, Cruzeiro, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Samambaia, Águas Claras..... Passo até pela Cidade do Automóvel!

Dizem também, que BsB é lugar de ladrão... Bom, todo brasileiro sabe que isso é verdade, e eu nem quero negar, mas isso ACABA com a reputação dos brasilienses... Galeraaaaa a maioria dos bandidos políticos vêm de outros estados, BsB é só um ponto de encontro! O DF tem mais de 2 milhões de habitantes, não dá pra ser todo mundo parente de deputado, ok?


Congresso Nacional: o ponto de encontro!

O trânsito por aqui é bem organizado, mas como diz meu amigo Edmo, os motoristas acabam com ele! Mas SIM, RESPEITAMOS A FAIXA DE PEDESTRES e NÃO BUZINAMOS (só em casos extremos)!


Eu e as Remilgadas respeitando a faixa! Depois colocaram um semáforo aí.

E para quem não está acostumado, pode ser complicado se adaptar a ruas, quadras e setores sem nomes. É que usamos siglas e números! Prático, não? Se alguém perguntar: "Vc conhece alguém da 5?" agora vc já sabe do que se trata, ok?
E se alguém te falar que vc tem que fazer uma tesourinha??? Ou que você tem que ir pra W3 pra pegar o baú? Eh véi, boto fé que se vc não for bodinho vai ter que andar de camelo! E se um gatinho tiver te arroizando, vai achar massa?
Não está entendendo nada? Acho paia! É melhor vc vir conhecer a capital!
Não temos um sotaque bem definido, mas gírias temos de monte! A gente absorve um pouco de cada lugar do Brasil, pq aqui é o lugar da mistura!

Mas antes de vir pra BsB, se prepare! Aqui é seco até quando chove! Tah, exagerei, mas é seco sim, a umidade relativa do ar no inverno fica por volta dos 15%! Então, se prepare para hidratar bem a pele, o cabelo, as cutículas, e tudo mais que vc puder e beber litros e litros de água. De dia faz um calor absurdo, mas as madrugadas são geladas! E é engraçado que às vezes, mesmo no calor o vento é bem frio! Ui!


Praça do Buriti, Eixo Monumental.


Agora, aqui tem coisa boa tb! Para ver o por-de-sol mais lindo basta olhar pelo retrovisor! Sempre que eu vou pra faculdade no final da tarde eu vejo esse espetáculo! E o céu? O céu de BsB é nosso oceano, nunca vi céu mais bonito!



Fim de tarde na UnB. Esse prédio é o ICC, mais conhecido como Minhocão e tem quase 1km de comprimento. A gente anda! Uffa!


Eixo Monumental, 10h.



Céu de BsB, por volta de 17h50. Essa foto eu tirei correndo, enquanto esperava o semáforo abrir na Esplanada dos Ministérios.

E a vegetação do cerrado, apesar de ficar seca e sem folhas em algumas épocas, em outras enche nossos olhos com flores cor-de-rosa, amarelas, roxas..... E árvores imponentes por todos os lados.


Em alguma rodovia entre GO e DF...



Primavera na UnB.

Não temos praia, nem mar, mas temos o Lago Paranoá. Temos a "prainha" do lago e até surfistas! Incrível, né?


Tarde de sábado no Lago Paranoá. Esses arcos que estão ao fundo são da ponte JK, uma das mais bonitas do mundo.


Luzes da cidade refletidas no Lago Paranoá de noite. A foto é do Fernando Carvalho.

Sem contar a arquitetura famosa que faz de BsB uma cidade eternamente moderna!


As Remilgadas Suh e Naná, em frente à Catedral Metropolitana de Brasília. A falta de grama verde é resultado da secura em algumas épocas do ano.



Em frente ao Museu Nacional, e ao fundo a Biblioteca Nacional.

Para as Remilgadas que não vivem sem fazer compras, temos tantos shoppings espalhados por aí que tem pra todos os gostos! Mas eu gosto mesmo é de dar uma voltas nas feiras pra pechinchar as novidades!

Pra terminar, já adianto que vou fazer um post com meu kit de sobrevivência em BsB: minha bolsa! Jájá mostro p vcs, ok?

E... Conheçam a Capital, mas mais que os Monumentos, conheçam as pessoas que moram aqui! Pode ser a parte mais interessante do Tour!

o/

E se quiser saber algo mais sobre BsB, pode perguntar que a gente conta!


Um comentário:

  1. A D O R E I.....Que texto BEM FEITO...
    Mostra de uma forma bem honesta e até mesmo remilgada como é a 'nossa' cidade!o/
    Espero que o pessoal se anime,,,,de vir a conhecer...
    o/


    ps:Hoje estou BEM melhor do que na ft!!Nuss....rs
    e a pancinha de cuscuz?
    Oi

    =P

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails