sábado, 20 de agosto de 2011

Couro... e agora?

Inverno acabando e o calor já está de matar, neah?!
Você, que como eu, usou horrores seu casaco ou bota (ou qualquer peça) de couro durante esse inverno, agora tem que prestar bastante atenção e cuidar muito bem dessas peças, viu?!

PQ Naná??!!

Simples... O couro é um produto de origem animal (dãaa) e por isso é muito comum que surjam manchas e odor de mofo. O couro PRECISA de ventilação e por isso, não deve ser guardado em sacos plásticos. O meu eu comprei em Buenos Aires novidade. Tirando o pequeno desespero que me deu quando uma passou fogo no casaco, as vendedoras mega simpáticas conversaram muito com a gente sobre a Argentina, os lugares as pessoas, etc. e claro, também deram muitas dicas para eu cuidar muito bem do meu casaco e vou passá-las para vocês agora!!

Eu e o Fê com nossos respectivos casacos de couro já no aeroporto, de volta ao Brasil. 


1. Como devo limpar minha peça? Bom, se é uma sujeirinha leve, você deve limpá-la com um pano úmido e deixá-la secar à sombra. Galera, não é para secá-la ao sol, ou com secador, nem nada de calor direto, ok?! Maaas, se a mancha ou sujeira é mais profunda e não saiu só com o paninho úmido (não vai passar detergente, álcool, nem nenhum produto, por favor!), não tem outra alternativa... Tem que mandar pra uma lavanderia que saiba como tratar do seu amado couro!

2. Minha peça está ficando ressecada, e agora? Ah, eu passei por isso! Pois é, eu vivo praticamente no deserto #exagero! Hidrata com lustra móveis Óleo de peroba. Pelo menos foi o que me disseram. Eu fiz e funcionou!

3. Como eu devo guardar? Aí vêm os cuidados essenciais. Como eu disse, o couro precisa ser AREJADO, nunca guardado em sacos plásticos. Deve ser guardado em local fresco e ventilado, evitando que a peça amasse. Sem ventilação o couro pode mofar e perder a cor. Procure manter seu couro à alguma distancia (alguns centímetros) de outras peças. Você deve tirar seu couro para dar uma arejada pelo menos uma vez por mês.

4. Meu couro amassou, posso passar? Pode, desde que você o passe a uma temperatura inferior a 80 graus centígrados e coloque um paninho entre o ferro e o couro, para evitar o contato direto entre eles.

Meu casaco de couro é branco, por isso nem me preocupo muito, mas você deve evitar usar seu couro em contato com outas peças, principalmente as claras, por tempo excessivo, pois o pigmento do seu couro pode passar para suas outras roupas. 

Bom.. acho que é isso! Dúvidas esclarecidas? Se não, pergunta aê!

Besos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails